Cirurgia robótica garante segurança, alta precisão e recuperação mais rápida do paciente - IUN - Urologia

17 4009-9191
Rua Voluntários de São Paulo, 3826
São José do Rio Preto / SP

Notícia

Cirurgia robótica garante segurança, alta precisão e recuperação mais rápida do paciente

O desenvolvimento da cirurgia robótica é apontado como um dos maiores avanços da medicina nos últimos anos, proporcionando uma série de benefícios para os pacientes, entre eles a de uma recuperação mais rápida, com menor tempo de internação hospitalar, algo especialmente importante nos tempos atuais.

Pela técnica da cirurgia robótica, inicialmente são realizadas pequenas incisões, menores de um centímetro, no abdômen do paciente, e por elas serão introduzidas as pinças robóticas que ficarão acopladas aos “braços” do robô.

“A partir disso, todo o controle dos movimentos feitos pelo robô, está nas mãos do cirurgião, que estará sentado numa mesa de controle, que traz o console com visor 3D de alta definição e, ainda, com a grande vantagem de ampliação da imagem em 15 vezes. Todos os movimentos são realizados como se as mãos do cirurgião estivessem dentro do paciente, mas eliminando completamente possíveis tremores. Com isso, os movimentos se tornam mais refinados e de alta precisão. Também é importante destacar que, o uso do equipamento, exige total atenção e foco do profissional, pois se o medico retira o rosto do visor, o robô para automaticamente”, explica o urologista e cirurgião certificado em cirurgia robótica Prof. Dr. Geovanne Furtado de Souza, do Instituto de Urologia e Nefrologia de São José do Rio Preto.

A cirurgia robótica é a junção da experiência acumulada do cirurgião, com a alta precisão técnica do robô. Esse conjunto proporciona uma cirurgia mais rápida, precisa, com maior preservação das estruturas adjacentes e menor sangramento. Tudo isso mantendo o controle oncológico, retorno mais rápido do paciente as suas atividade cotidianas e de trabalho e, inclusive, a preservação da potência sexual, quando a técnica é aplicada no tratamento cirúrgico do câncer de próstata.

Atualmente, nos Estados Unidos e Europa cerca de 90 % das cirurgias para o tratamento do câncer de próstata são realizadas com o auxilio desta tecnologia.

“A urologia é a especialidade que mais se utiliza dos avanços da cirurgia robótica. Além das cirurgias da próstata, esse tipo de tratamento é muito útil para o câncer de rim, no qual se pode retirar apenas o tumor, com maior preservação renal. Outros usos indicados são para cirurgia das glândulas adrenais, câncer de bexiga e também em doenças não oncológicas como a pieloplastia, para o tratamento de estenose de JUP”, completa Dr. Geovanne.

A plataforma robótica também pode auxiliar outras especialidades médicas como: ginecologia, cirurgia geral, proctologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Ainda são altos os custos na aquisição da plataforma, cerca de dois milhões de dólares, com investimento em manutenção de 150 mil dólares anualmente. Esse investimento ainda não é totalmente coberto pelos planos de saúde, sendo necessária a complementação com uma taxa para utilização, mas é importante ressaltar que esses valores estão cada vez mais acessíveis.  

“Antes essa tecnologia estava restrita as grandes capitais. Recentemente ela se tornou presente também em cidades do interior paulista. E foi assim que o Hospital Beneficência Portuguesa de São José do Rio Preto adquiriu o Sistema Robótico da Vinci, da Intuitive®, e fomos os pioneiros da cirurgia robótica na nossa cidade, realizando o primeiro procedimento em outubro de 2019, uma prostatectomia radical”, finaliza o urologista.