Disfunção erétil - IUN - Instituto de Urologia e Nefrologia

17 4009-9191
Rua Voluntários de São Paulo, 3826
São José do Rio Preto / SP

Dicas de saúde

Disfunção erétil

Disfunção erétil é a incapacidade do homem em obter ou manter uma ereção satisfatória para uma relação sexual. Popularmente o problema é conhecido pelo nome de “impotência”. A diminuição da função erétil ocorre com o envelhecimento e pode se iniciar a partir dos 40 anos para alguns homens.

Atualmente, estimam-se que 152 milhões de homens no mundo sofram com algum grau de disfunção erétil .Cerca de 50% dos homens brasileiros acima de 40 anos apresentam algum grau de dificuldade de ereção, que aumenta progressivamente nos anos seguintes e  menos de 10% destes  procuram tratamento urológico, apesar das possibilidades de tratamento disponíveis serem eficientes e seguras.

Uma boa saúde sexual está diretamente relacionada ao modo de vida dos homens. São muitos os problemas de saúde que podem ocasionar a disfunção erétil e podem estar relacionadas a:

* Doenças neurológicas (derrame cerebral, mal de Parkinson e Alzheimer).

* Medicamentos (utilizados para outras finalidades e que prejudicam a ereção).

* Causas hormonais (alterações de hormônios masculinos).

* Doenças cardiovasculares (problemas no sistema circulatório, pressão alta, diabetes).

* Doenças urológicas (cirurgia ou radioterapia para câncer de próstata).

* Outras causas (colesterol alto, consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e drogas recreativas, depressão, estresse, obesidade).

Mas os obstáculos podem também ser psicológicos:

* Ansiedade.

* Questões conjugais e/ou problemas de relacionamento.

Quando o estilo de vida do homem é saudável, pode, com isto, dar uma importante guinada no rumo de sua vida, no sentido de mais saúde e qualidade. O sedentarismo e a obesidade são causas que interferem muito na saúde em geral, em qualquer área, desde coração, intestino até próstata. A Síndrome Metabólica, que envolve hipertensão, diabetes e obesidade, interfere em todo funcionamento orgânico. 

São raros os homens que já se conscientizaram que é a partir dos 40 anos que se faz o check up, o qual inclui passar por um exame clínico, mais um cardiologista e um urologista. 

Para manter a saúde sexual é muito importante procurar um urologista assim que surgirem os primeiros sintomas de disfunção erétil. 

 

Fonte: Dr. Fernando Martins Rodrigues